sábado, 29 de dezembro de 2012

1º dia - Patos --> Itumbiara - GO

1º dia - 28/12/2012 - Patos de Minas - MG à Itumbiara - GO.

Km do dia........: 370

Gasolina - 12,69 l6w x 2,999 = R$ 38,06
211 kms - Média: 16,62 km/l

Patos de Minas - MG à Itumbiara - GO

Nossa expedição finalmente começou!... E começou com muita emoção!...

Gastei quase uma noite toda para organizar toda a bagagem, por mais que eliminava um objeto ainda assim encheu os dois baús laterais e o top case e alguns objetos maiores que não couberam nos baús - uma mala tanque mais duas barracas - (uma minha e outra de um companheiro de viagem) que não couberam nos baús, de sorte que a noite toda só para arrumar a tralha!... Mas deixei tudo prontinho na moto para não perder a hora do encontro com os amigos da expedição na porta da catedral.

O despertador tocou as 5h40h, levantei rapidinho e desci para a igreja para junto com os companheiros da viagem e nossos familiares participar da celebração da Santa Missa em Ação de Graças para o sucesso da aventura.

Interessante a homilia que o padre fez sobre o Evangelho do dia: Mt 2,13-18: Herodes com medo de perder o poder, manda matar todas as crianças de até dois anos de idade acreditando que assim eliminaria o problema. Hoje não é diferente, aliás até pior, crianças são exploradas sexualmente, escravizadas e os políticos corruptos ainda desviam verbas da merenda escolar.

Terminada a celebração da Santa Missa nos dirigimos até nossas motos e ficamos esperando o pessoal da reportagem chegar para fazer a matéria sobre nossa expedição. Muita gente que participou da Missa ficou por ali para ver nossa saída. Por volta das 9h00m após as entrevistas, num momento de muita emoção despedimos de nossos familiares e finalmente montamos as motos e saímos.

Nossa televisão, a NTV- Patos de Minas, neste dia fez uma matéria sobre nossa aventura, aqui está o link para que possam visualizar a reportagem.

Basta clicar no link.

Motos, familiares, expedicionários em frente à Catedral

Primeira parada para um café e abastecimento foi no Posto Patão, logo na saída da cidade de Patos de Minas. Após o café pegamos estrada, tempo bom, temperatura agradável, pista da BR 354 em excelente estado de conservação com terceira faixa tudo ótimo. Não demorou muito e a chuva caiu, paramos no Posto Beira Rio em Guimarânia após 40 kms de Patos de Minas para colocar roupas de chuva. Como o tempo já estava fechado e a previsão era mesmo de muita chuva já deveríamos todos ter saído preparados para chuva... Paciência!.

Paramos novamente no Posto Lavourão em Celso Bueno a  + ou - 130 kms para encontrar com o outro filho do Altair que não participou da expedição e estava nos aguardando para despedida. Almoçamos neste posto, alguns abasteceram as motos e antes de pegamos estrada novamente dei uma verificada nos documentos e carteira que estavam no bolso da jaqueta, felizmente não molhou. Depois de muita chuva meus braços já estavam molhados, a jaqueta não cumpriu totalmente seu papel.

Na chegada de Uberlândia após decidirmos que não passaríamos pelo anel rodoviário e sim pelo centro, ao fazer a alça do viaduto na entrada da cidade, dois companheiros passaram direto, primeiro problema enfrentado pelo grupo. O Leandro ligou para o pai dele que já estava num posto da saída nos esperando.

Nossa próxima parada em Uberlândia a 220 km para abastecimento foi quando o Guto percebeu um ruído estranho no motor de sua Harley Davidson Sportster 1200, a mais nova da expedição!. Uberlândia não tem concessionária da Harley Davidson. Após alguns telefonemas encontramos uma oficina mecânica (do Renato) que se prontificou a nos atender. Ai começou aquilo que a gente chama de aventura com emoção!...

Depois de algum tempo o mecânico abriu a moto e disse que precisaria trocar o tensor da corrente de transmissão e a peça viria despachada de Belo Horizonte-MG no ônibus da Gontijo para ser substituída. Após resolvermos parcialmente o problema do Guto que por sinal visivelmente abatido com o problema, este nos orientou que seguíssemos viagem até Itumbiara, para cumprirmos o objetivo do primeiro dia da viagem, O Leonardo genro do Guto que está nos acompanhando por um trecho do percurso ficaria com ele em Uberlândia esperando a peça. Montamos as motos saímos. De Uberlândia até Itumbiara não pegamos chuva, pista toda duplicada, novinha, um show!

Esperando...

Entre Uberlândia e Itumbiara - novinha e duplicada
Marcão e seus alforges...

Chegamos em Itumbiara - Goiás por volta das 18h30. À noite encontramos com os dois companheiros nossos que desgarraram do grupo. Fomos para o Hotel Sampaio, diária de R$ 45,00 e após instalados saímos para uma cerveja num restaurante e descansar.