segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ingressos para entrar na cidade de Machu Picchu


Como comprar os ingressos para Machu Picchu?


A primeira coisa que você tem de saber é que os ingressos para Machu Picchu são limitados e os ingressos para subir a Huayna Picchu são ainda mais limitados. Por isso eu não gosto da ideia de deixar para comprar os ingressos durante a viagem, principalmente na alta temporada.
Mas, para ser justo, eu tenho analisado a quantidade de ingressos disponíveis e para Machu Picchu a situação é tranquila, já para quem quer subir a Huayna Picchu, a situação é mais complicada. Hoje mesmo eu tentei encontrar tickets para Machu Picchu com Huayna Picchu e só encontrei para daqui 5 dias, ou seja, se você deixar para comprar no dia, pode ser que você não consiga.
Hoje, há basicamente duas maneiras de comprar os ingressos: pelas agências de turismo e pela Internet. Claro que você pode comprar na mão de algum “cambista” ou mesmo no seu hotel em Cusco um dia antes da viagem (dependendo até no dia), mas deixarei esta opção para os de coração forte e que gostam de planejar as coisas na hora 
Preço do ingresso
Para você poder saber se o preço dos ingressos que estão lhe cobrando é justo, eu preparei essa listinha com o preço oficial dos ingressos ao comprar na Internet ou nas agências autorizadas de cobrança:
 
Ingressos para Machu Picchu

· 128 soles (48,44 dólares / 98,12 reais)
·                                                         Apenas em dinheiro
·                                                                                 Dirección Regional de Cultura de Cusco
·                                                                                 Banco de la Nación
·                                 133,16 soles (50,39 dólares / 102,08 reais)
·                                                         Apenas com Visa ou Mastercard
·                                                                                 Agentes Autorizados de Cobrança
·                                                         Apenas com cartão Visa 
·                                                                                 Online
Ingressos para Machu Picchu e Huayna Picchu
·                                 152 soles (57,52 dólares / 116,52 reais)
·                                                         Apenas em dinheiro
·                                                                                 Dirección Regional de Cultura de Cusco
·                                                                                 Banco de la Nación
·                                 158,13 soles (59,84 dólares / 121,22 reais)
·                                                         Apenas com Visa ou Mastercard
·                                                                                 Agentes Autorizados de Cobrança
·                                                         Apenas com cartão Visa
·                                                                                 Online
A diferença de preços de deve à cobrança de encargos dos cartões de crédito.
(Cotação do dia 20/10/2012)

Comprando pelas agências de turismo

Esta é a maneira mais fácil de comprar os ingressos. Você pode comprar tanto pelas agências do Brasil como pelas agências do Peru. Só lembrando que comprar pelas agências é geralmente mais caro (afinal eles precisam de ganhar comissão) e nas agências do Brasil pode ser ainda mais caro, pois a maioria delas compra de outras agências ou operadoras do próprio Peru.
Se você deixar para comprar já no Peru, seja em Lima ou em Cusco, você tem uma certa flexibilidade de datas, mas se você pretende subir a Huayna Picchu, lembre-se de que a quandidade de ingressos é bem reduzida.

Comprando pela Internet

Comprar pela Internet também não tem segredo, mas tem suas limitações. Só é possível comprar com cartões de crédito internacionais Visa (e possivelmente só com os Verified by Visa, apesar de algumas pessoas já terem conseguido comprar sem isso).
Uma vez no site oficial de Machu Picchu, escolha qual local você quer visitar (Machu Picchu) qual tipo de ingresso você quer (Machu Picchu ou Machu Picchu – Huayna Picchu) e a quantidade. Uma vez terminado, não está muito claro, mas você deve apertar o botão escrito Passo 2 e, então, preencher os dados de nome e documento das pessoas. É, caro leitor, os ingressos são nominais. Novamente não está muito claro, mas você tem de apertar o botão escrito Passo 3, mas a essa altura acho que você já aprendeu como o sistema funciona 

Os tipos mais comuns são o de Machu Picchu e o de Machu Picchu – Huayna Picchu, lembrando que são dois horários de subida para Huayna Picchu que você tem pode escolher. O que sobe das 7 às 8 da manhã e o que sobe das 10 às 11 da manhã. Nós subimos no das 10 para poder conhecer Machu Picchu com menos pessoas, pois a maioria das pessoas chega no trem das 10 vindas de Cusco.
O passo seguinte é confirmar os dados e gerar a reserva. Nesse momento aparecerá uma telinha com o número da sua reserva e outros detalhes como o preço e, mais ao final, algumas informações extras.

Antes de qualquer coisa, anote esse número de reserva, pois sem ele você não consegue pagar ou mesmo verificar sua reserva. Ah, caso você não tenha notado, você não receberá essa informação no seu email, porque não há lugar algum para colocar seu email durante a reserva. Confesso que na primeira vez eu fiquei esperando que chegasse uma mensagem para mim.
Se você fechou a janela e não anotou o número da reserva, ainda terá uma última chance, pois a tela em que você clicou em Generar Reserva também mostrará o número da reserva. Se você perdeu esse número, não tem problema, comece tudo de novo e faça uma nova reserva 
Hora de tentar pagar os ingressos para Machu Picchu online. Novamente o site não é tão intuitivo assim, mas é pra isso que o Fred está aqui, não é mesmo 
Clique na aba dentro da página onde está escrito Pagos e você poderá colocar o código da sua reserva e clicar em Pagar (duh).

Em seguida aparecerá uma tela com a descrição dos valores cobrados (incluindo os encargos que estão em torno de 4,03%). Clique em Enviar e você será levado a um site da própria Visa para entrar com os detalhes do seu cartão de crédito. É aqui que o tal de Verified by Visa pode dar problema. Como eu acabei comprando nossos ingressos com uma agência no Peru, eu não tenho como dizer se todos os cartões Visa funcionarão.
Se você comprar ou já tiver comprado dessa forma e puder nos dizer como foi, nós agradecemos 

Por fim, depois da confirmação do pagamento, entre na aba Check-In, coloque seu código de reserva e imprima o que eles mostrarem. É esse documento que é seu ingresso efetivamente. Você também pode usar essa tela para reimprimir seus ingressos 

Meu cartão não foi aceito. Não tenho cartão de crédito internacional Visa. Como eu faço?
Caso você não tenha um cartão de crédito internacional Visa ou se seu cartão não for aceito no site por causa desse Verified by Visa, a coisa complica um pouco. Você até poderá fazer a reserva pela Internet, mas terá apenas 6h para fazer o pagamento em algum dos lugares credenciados. No Peru!
Você tem duas opções: comprar com uma agência (se você quiser programar as coisas con antecedência), ou comprar quando chegar no Peru ou mesmo em Cusco. Neste caso, você poderá fazer a reserva pela Internet e pagar em alguma dos locais abaixo. Ou você pode procurar seu hotel ou uma agência em Cusco para comprar o ingresso :)
Também ouvi outras histórias sobre depósito de dinheiro em contas de pessoas no Peru que faziam esse pagamento, mas não lembro onde :/ Se foi você que fez isso, ou se sabe onde foi que eu li, por favor me avise para eu colocar o link aqui também 

Onde pagar as reservas dos ingressos feitas pela Internet?

Endereço: Av. La Cultura, 238, Cusco
Horário: Segunda a Sexta das 7:15 às 18:30
Endereço: Esquina Avenida El Sol e Almagro s/n, Cusco
·                                 AATC (Asociación de Agencias de Turismo Cusco)
·                                                         Endereço: Calle Nueva Baja N° 424
·                                                         Horário: Segunda a Sexta das 9 às 17h
·                                 DirCetur
·                                                         Endereço: Calle Mantas S/N (a meia quadra da Plaza de Armas)
·                                                         Horário: Segunda a Sexta das 9 às 20h | Sábado das 9 às 13h
·                                 IncaRail
·                                                         Endereço: Portal de Panes N° 105, Plaza de Armas, Cusco
·                                                         Horário: Segunda a Domingo das 9 às 22h
·                                 Libreria del Museo de la Casa Garcilazo
·                                                         Horário: Segunda a Sexta das 8 às 14h

Não estão aparecendo ingressos disponíveis para o próximo ano (2013, 2014, etc). O que devo fazer?

Alguns leitores disseram que não estão conseguindo comprar ingressos para Machu Picchu para 2013, pois não aparece nenhum ingresso disponível. Por isso, enviei um email para a Dirección Regional de Cultura de Cusco que administra os ingressos e eles me responderam que os ingressos estarão disponíveis apenas na última semana de Dezembro.
Infelizmente é bem em cima da hora para quem vai logo no início de 2013, mas é o que tem para hoje :
Se você gosta de comprar tudo adiantado como eu, sugiro que você entre uma vez por semana para ver se eles por um acaso não liberam mais cedo os ingressos.

Dicas ao chegar em Machu Picchu

Para não ter problemas para entrar em Machu Picchu tenha em mãos:
·                                 O ingresso impresso: óbvio, claro 
·                                 Seu passaporte: afinal, quem não quer um carimbo de Machu Picchu 
·                                 O documento usado na hora da reserva: Eu usei o passaporte, mas se você usou a carteira de itentidade, é preciso levá-la também.
·                                 O cartão de crédito usado na compra online: pode ser que eles não peçam, mas há uma mensagem no site dizendo que tem de levar, então não custa, né?
                   Filtro Solar e capa de chuva

Qualquer dúvida é só perguntar 
Você já foi para Machu Picchu? Como comprou seu ingresso?
Já usou as agências ou cambistas de Cusco para comprar ingressos ou fazer tours?
Conta pra nós como foi sua experiência 

Postado por Fred Marvila em 22 outubro, 2012

8 comentários:

  1. Geraldinho, não seria interessante que a compra dos ingressos fossem feitas numa única ação e para todo o grupo ?
    Fica a sugestão .

    ResponderExcluir
  2. Olá Guto, blz?
    Como foi o bate-volta em Três Marias?

    Verdade Guto, eu postei as três opções:

    comprar por:

    * AGÊNCIAS DE VIAGENS,
    * INTERNET ou diretamente na
    * Dirección Regional de Cultura de Custo ou nas
    * Agências del Banco de lá Nación.

    Exatamente para mostrar que ao comprar em "efectivo" você tem mais vantagens (evitando os atravessadores) além de que a data de nossa expedição não é "alta temporada", desta forma vamos economizar comprando lá mesmo.

    Um abraço.
    Geraldinho

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Little Big Man . Falou, tá falado !!
    Nos encontramos aí nessa semana .
    Um abraço .
    Guto

    ResponderExcluir
  4. Falou Guto, vamos nos encontrar este final de semana.

    Vamos ver as novidades para a expedição que aliás... faltam apenas 16 dias.

    Outra coisa, tô pensando que vamos conseguir chegar por aqui, mesmo que gastemos uns 25 dias, lá pro dia 22/01/2012.

    Até FDS.

    Um abraço.
    Geraldinho

    ResponderExcluir
  5. Guto, Geraldinho,
    Acho que deveríamos comprar estes ingressos antes. Já pensaram chegar lá e não ter ingressos para os próximos 5 dias?
    Meu filho foi lá e não tinha. Teve que pagar U$50,00 a mais para ocupar o lugar de uma argentina chamada Márcia que não foi. E ele estava sozinho. Numa situação parecida como arrumar ingressos para 8 pessoas ??Acho que devemos discutir isto na reunião de amanhã.
    Marcus Heitro

    ResponderExcluir
  6. Marcus Heitor, esse assunto será pauta para a reunião.

    ResponderExcluir
  7. papapi sua familia esta morrendo de saudades suas

    nao esqueça de ligar!!

    beijos e abraços
    sua família

    ResponderExcluir
  8. Oi minha família, também tô com saudades... vou ligando sempre que puder e tiver sinal ou então quando estiver instalado em hotel.

    Um abração.
    Geraldinho

    ResponderExcluir