quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

10º dia - Marcapata --> Cusco-Peru


10º dia - 06/01/2013 - Marcapata à Cusco- Peru

Km do dia................:     171
Km acumulados......:   4.369



Marcapata à Cuzco - Peru



Esse trecho era muito esperado por todos nós, muita expectativa com relação a chuva, frio, gelo na pista, etc.

Saímos tarde de Marcapata. Por volta das 10h00m da manhã. O Sr. José Antônio – (dono da hospedagem “La pequeniña”), um homem simples mas muito boa praça, nos recomenda não sair muito tarde pois correríamos o risco de pegar nevasca, chuva, etc.

Sr. José Antônio veio até à praça com uma garrafa de chá de coca para tomarmos para podermos enfrentar o “mal da altititude” – o famigerado “soroche” que nada mais é que a falta de ar causada pela altitude.

Combinamos fazer uma oração na frente da “Plaza de Armas” de Marcapata, o Sr.José Antônio, homem simples, religioso e de muita fé, pediu para que pudesse fazer as preces: pediu a Deus proteção para nós todos e rezou a oração do PAI NOSSO em “Quechua”, língua nativa falada por 13,2% da população peruana, confesso que fiquei emocionado diante daquela cena.

O Gilmar deu algumas lembranças (recuerdos) para ele, o Farina deu uma camiseta do Vasco e ele ficou super satisfeito, nos desejando sorte e cuidado.

“Deves te cuidares más”... Pois a estrada que nos aguardava era perigosa.

Perigosa mas deslumbrante, foi uma emoção ímpar passar por aqueles montes cobertos de gelo a mais de 4.725 de altura acima do nível do mar. Paramos para fotografar em vários pontos da subida da Cordilheira dos Andes, parecíamos crianças quando ganha um sorvete!. Passamos por várias comunidades primitivas que margeiam a rodovia, só que agora com temperaturas muito baixas, obrigando-nos a usar nossas roupas/equipamentos para frio.

Numa dessas comunidades experimentamos a Trucha local e um cafezinho em uma casa muito simples, onde havia um “baño” que tive medo de entrar: uma casinha de 1m2 (um metro quadrado) em cima de uma fossa coberta por tábuas que não transmitiam muita segurança.

Minha moto acabou a gasolina, mas estávamos levando reserva e abastecemos ali mesmo em meio à Cordilheira dos Andes, numa paisagem de “cartão postal”. Nem estava acreditando estar naquele local e momento.

Chegamos em Cuzco por volta das 12h00m e fomos procurar hotel, encontramos os hotéis sugeridos em vários blog mas os preços salgados nos obrigou a buscar outras opções. Encontramos o Hotel Vila Hermoza, onde hospedamos. Neste dia, não tínhamos muito a fazer a não ser organizar nossas coisas e sair para comprar o pacote para a visita a Machu Picchu.

Quem pretender fazer esse percurso ( Marcapata - Cusco ) saiba que estará trafegando pela RODOVIA PAVIMENTADA MAIS ALTA DO MUNDO. Com 4.735 msnm (metros acima do nível do mar) em Pirhuayani e uma sequência de curvas inacreditável pela encosta da cordilheira com belíssimas vista do espetacular Pico de Ausangatec, com seu cume forrado de neve a 6.300m de altitude. Confira no link: 





http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2011/09/estrada-mais-alta-do-mundo.html




Comissaria PNP - Marcapata - Peru
 http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2011/09/estrada-mais-alta-do-mundo.html



Praça de Marcapata - Peru (ao fundo a igreja coberta de capim) - de 03 em 03 anos a cobertura é renovada

Marcapata e suas montanhas congeladas!...

Gilmar curtindo a paisagem e a fria manhã de verão em Marcapata - Peru

Templo de Marcapata - Peru  
Plaza de Armas - como são chamadas as praças por aqui

Farina Exibindo o banner da expedição...

... e Geraldinho também! - (Marcão organizado a bagagem)

Leandro deslumbrado com a aventura e paisagens!...

... idem!...

... Eu também!...

Estava muito frio...

Ao fundo uma cachoeira (clicar na foto para vê-la em tamanho original)

Geraldinho... 

Gilmar, Marcus Heitor, Marcão, Tairinho, (José Antônio-Dono da Pousada Pequeniña), Leandro, Farina e ao fundo uma típica peruana tentando esconder para não sair na foto...

... e de capacete (casco), Geraldinho...

Tairinho, Leandro, Marcus Heitor e Gilmar --> ao fundo a neblina  deixando  os picos nevados mostrarem suas caras!...

Tairinho e Leandro, vibrando com as estradas e os picos nevados!...


Geraldinho e Tairinho...

Mesmo com muito agasalho o frio chega a nos incomodar!...

As belas máquinas para completar a paisagem!...


Geraldinho, Tairinho e Gilmar!...


Leandro e sua pose preferida!...

Próximo aos 4.500 msnm.

Gilmar, Tairinho, Leandro e Farina...


Só deslumbramento!...

Gilmar e Leandro, fascinados com a neve!...

... Estradas perfeitas, curvas, sobe, desce e dá lhe cordilheira nevada!....




Um comentário:

  1. PARA NOSOSTROS AKI NUS GUSTARIAMOS PASSAR UNOS DIAS POR AY,AKI ESTA ACENDO MUCHO CALOR,LA NIEVE ES MEJOR,LO TIEMPO FRIO,FELICIDAD A TODOS LOS COMPAÑEROS E KI TENGA UNA BUNA VIAJEM POR AI,FIKAM COM DIOS.

    ResponderExcluir