segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Hotel Selustane
Fone (051) 351-881

Cuzco à Puno - Peru

Ontem (09/01/2012), estávamos aguardando a chegada do Farina que havia ido ao consulado, mas sem sucesso, não concedem o “salvo conduto” para a situação dele. Resultado: já não dava mais para viajar saindo depois das 16h00m, daí resolvemos ficar um dia a mais em Cuzco. Também ontem acertamos o Hotel La Villa Hermoza, recomendo!

Hoje levantamos bem cedo, arrumamos a bagagem nas motos, saímos para abastercer.

A Carretera entre Cuzco e Puno no Peru, é muito bonita, estrada de primeiríssima, quase todo o percurso é feito num vale, cercado de altas montanhas com seus cumes cobertos de gelo, várias comunidades rurais que vivem basicamente da criação de animais e agricultura. Cruzamos com vários rios pequenos que correm no sentido contrário (Puno à Cuzco) até mais da metade do caminho, quando se chega a uma altitude de 4.330 msnm. Muito frio e ameaça de chuva, mas ficou só na ameaça.

Depois os cursos d’água seguem no mesmo sentido da nossa rota (Cuzco à Puno), significa que estávamos descendo dos 4.330 msnm para cerca de 3.800 msnm, essa é a altitude do Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo!

Antes de Puno, passamos pela cidade de Juliaca (pronuncia se: rruliaca). Juliaca é uma cidade-favela, essa foi a impressão que tive, trânsito louco, ruas ora asfaltadas, ora de terra, puro barro, passamos por lá e nem paramos.

Chegando em Puno com muito custo encontramos um hotel bom (Hotel Sol Plaza), bem no centro da cidade, perguntei à recepcionista sobre o passeio de barco às Ilhas de Uros no Lago Titicaca e ela mesmo se encarregou de contratar para nós o passeio.

Às 16h00 a VAN que nos levaria ao passeio estacionou-se na porta do hotel, embarcamos e fomos às Ilhas de Uros. Outro passeio imperdível para quem vai visitar o Peru, povo simpático, uma realidade muito diferente, sei que estão bem “inculturados” e ganham dinheiro dos turistas, mas faz parte e vale a pena. Sua cultura remonta tradição de séculos e a vida deles é muito simples, mas se mostram ser um povo feliz. São 70 ilhas artificiais sobre o lago. Cada ilha tem um chefe, como se fosse uma cidade-estado.

Na saída de Cuzco o Farina e o Marcus Heitor tomaram uma direção e nós outra, só fomos nos reencontrar agora à noite em Puno quando liguei para a Lurdinha que trouxe a notícia de que Marcus e Faria já estavam hospedados aqui em Puno. Uma pena! Eles perderam o passeio de barco às Ilhas de Uros.

Neste hotel encontramos dois grupos de motociclistas que também como nós são aventureiros, 03 da Colômbia e 02 do equador. Também encontramos um casal de colombianos que viajam sozinhos pela América – Expedição “sudamérica”, não tem data certa para voltar para casa, são como “hipies”.

Seu Zizi, o Gilmar é bom companheiro, muito tranqüilo. Estamos nos dando muito bem, o problema é que não estamos conseguindo abastecê-lo com cerveja gelada. Cerveja gelada só mesmo no Brasil!

Vale, entre Cuzco e Puno - Peru...

Toda parada era motivo para tirar fotos...

Gilmar, sempre pronto...

Paisagens lindas a mais de 4.000 msnm.

Uma praça de pedágio - motos não pagam!... uuhhuuu

Tairinho e sua drag star... a botinha do guidon ajudou muito... o frio era quase insuportável!...

O Caminhão V-strom!...

Petroperu, a Petrobrás deles --> São os Servicentros ou grifos, como são chamados os postos de combustíveis  lá no Peru...

Tempo fechado... mas não choveu ...

Mais uma pausa para fotos e...

Chegamos em Puno...

Imponente construção colonial...
KTM e BMW - dos amigos colombianos no estacionamento do hotel...

Não eram diferentes... muita bagagem para quem faz grandes distâncias...

mais uma...

Ruas de Puno às margens do lago Titicaca....

Nosso guia... fala pelo menos uns cinco idiomas ...

No barco em direção às Ilhas dos Uros...

Estava muito frio...

... e o tempo fechado...

Leandro curtindo o visial...

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela, Comprimento total: 190 kms, Profundidade média: 107 m - Ilhas: Isla del Sol, Taquile Island, Amantani, Isla de la Luna, Suriqui, Uros.

Leandro e Gilmar...

Gilmar...

... e turistas - (aos montes!) - ao fundo a cidade de Puno

...um barco de turistas e as Ilhas artificiais e flutuantes - são mais de 70 ao todo...

Um modo peculiar de vida!...

e uma imagem impressionante!...

... água embaixo e em cima!...

Uma demonstração de como são construídas as ilhas flutuantes dos Uros...

... e os alunos aplicados!...

... e a mercedes-benz deles (dito pelo próprio chefe da comunidade)

Tem até mirante...

Povo simpático...

Quechua - a língua dos ancestrais.

... hora de retornar para terra firme...

... e deixar para trás aquela comunidade, aquele povo feliz de vida simples...

Esse capim verde no lago é uma espécie de JUNCO de onde eles tiram o material para a construção de tudo na  ilha...

Adicionar legenda

Amigo motociclista colombiano, infelizmente não lembro o nome!.

Altair e Leandro e turistas no barco

... e uma última imagem da ilha artificial.