terça-feira, 22 de janeiro de 2013

22º dia - SPA - Chile à SSJ - AR


22º dia - 18/01/2013 – San Pedro de Atacama à San Salvador de Jujuy

Km do dia................:      469  
Km acumulados.......:   7.023


Abastecimentos:


Opessa Paso de Jama - YPF ServiClub
Ruta 52 Km 300 - Paso de Jama - Argentina
Total ----------------> $ 80,01 pesos argentinos

Saques:

BANELCO
Comicílio: Calle Salta 1396, esq. Gral Paz - San Salvador de Jujuy - Argentina
Saque ----------------------> $ 200,00 pesos argentinos
Encargo --------------------> $   19,82 pesos argentinos
Total a debitar --------------> $ 219,82 pesos argentinos







San Pedro de Atacama - Chile à Paso de Jama - Chile


Paso de Jama - Argentina à San Salvador de Jujuy - Argentina


Este seria um dia de muita expectativa com relação ao frio, pois sabíamos que passaria facilmente dos 4.800 msnm e altitude e frio, principalmente para pessoas mais velhas não é bom.

Não conseguimos sair muito cedo, teríamos que fazer a saída do país na Aduana do Chile, que fica na cidade de San Pedro de Atacama, muitas pessoas que já fizeram esse percurso relataram que não sabendo deste detalhe, quando chegam na Argentina (em Paso de Jama), tem que voltar para fazer a saída do Chile, um acréscimo de 314 kms na viagem. Como já sabíamos, encaminhamos diretamente para a aduana, pegamos uma fila que acabou atrasando um pouco mais a saída mas saímos por volta das 9h00m.

Começamos a subir de 2.500 msnm à partir de San Pedro de Atacama e chegamos a mais de 4.800 metros antes da fronteira com a Argentina, o tempo estava fechado, prometia chuva, o que de certa forma compromete um pouco a segurança. Demos sorte, caiu uma pequena garoa em alguns trechos e não passou disso.

Chegando em Paso de Jama e fomos à Migração Argentina para dar entrada na papelada. Esses trâmites sempre nos trazem um certo desconforto pois perde-se muito tempo de viagem com isso.

Mas foi de certa forma tranqüilo, acabando de fazer a entrada na Argentina, passamos pela migração, aduana e encaminhamos ao posto de combustível que fica próximo, abastecemos as motos e partimos.

Chegando em Susques, o único posto não recebia “La tarjeta” – (nosso cartão de crédito), o que para nós causava um certo desconforto, pois estávamos com pouco dinheiro e não queríamos fazer mais câmbio para não ficar com moeda no bolso.

Seguimos e fomos usando a gasolina reserva, trafegamos neste dia por paisagens deslumbrantes, muitas curvas, estrada excelente. passamos pelas Salinas Grandes - (Salar na Argentina) paramos para fazer algumas fotos, alguns curiosos que estavam por alí tirando foto das motos, uma constante nesta viagem, as pessoas geralmente ficam muito curiosas com a quantidade de motos grandes (que não é comum por aqui). Como o tempo estava se fechando, demoramos pouco e pé na estrada. Quando estávamos próximo à Costa de Lipan (Paisagem de Cartão Postal), pegamos uma cerração (neblina) que não conseguíamos ver mais que uns três metros à frente da moto, o que nos orientava era a faixa central. Essa estrada (Costa de Lipan) seria a nossa última experiência com as curvas, pois começaríamos a descer a Cordilheira dos Andes, para nesta aventura, não mais retornar. Sabíamos que estávamos andando por trechos com precipícios enormes e uma visão deslumbrante, mas a neblina não nos deixava ver nada. Só mais embaixo, depois de uma descida de mais ou menos uns dois mil metros é que conseguimos sair desta situação mas já estávamos próximo a Purmamarca. 

Chegando em San Salvador de Jujuy, cidade grande, muito movimento, paramos em um posto de gasolina que também não recebia "la tarjeta}", ficamos por ali, alguns amigos foram sacar moeda em caixas eletrônicos e procurar hotel, já era tarde e precisávamos descansar. Por indicação de uma senhora, fomos parar num hotel de um senhor mau educado, grosso e sacana, combinamos um preço e ele cobrou outro e não forneceu o café da manhã, estava no pacote, mas ele disse que teríamos que pagar à parte, pois ocupamos muito espaço na garagem com as motos.
Em contrapartida, não podemos dizer que não fomos bem recebidos, muitos argentinos de boa índole nos receberam muito bem, sempre prestativos, a impressão que a Argentina nos deixa é de que tem um povo hospitaleiro e prestativo.

À noite saímos para tomar uma cerveja, isso nós temos feito religiosamente, graças à insistência do Gilmar.

Tomamos umas cervejas argentinas, comemos uma pizza e fomos dormir para no outro dia procurar fazer a carta verde (seguro contra terceiros), documento obrigatório para viajantes em veículos pelo território argentino.



Adesivos da expedição e Naja na Migração e Aduana em San Pedro de Atacama

IMPORTANTE:
A Aduana/Migração CHILENA está localizada em San Pedro de Atacama que fica a 150 kms da fronteira com a Argentina pra quem vai por Paso de Jama. Continuo vendo relatos de viajantes que não sabendo deste detalhe quando chega em Passo de Jama na Aduana/Migração da Argentina são obrigados a voltar os 150 kms até San Pedro de Atacama para dar saída na documentação.

Impressionante a quantidade de adesivos nesta porta na Aduana/Migração de San Pedro de Atacama - Chile 
Leandro e as motos com placa (licença) da Alemanhã

Geraldinho...

Aduana/Migração chilena em San Pedro de Atacama, ao fundo a porta  lotada de adesivos de motociclistas aventureiros

Placa da Alemanha... estão longe de casa!...

Subindo... (ao fundo se vê o vulcão Lincancabur).


Subindo...


Leando e o vulcão Lincancabur ao fundo.


Leandro e Tairinho...

Gilmar a mais de 4.800 msnm e a vegetação típica da altitude com sua tonalidade dourada...

Fronteira de paises - Chile --> Argentina

Geraldinho...



Fronteira e tempo fechado... ao fundo uma "laguna salada"

... e os cactus na Argentina...

Excelentes estradas argentinas 

sem comentários...



Leandro e os cactus ao fundo...



2 comentários:

  1. Boa tarde amigo.
    Li seus relatos e esse trecho me chamou a atenção. Qdo pesquisei o caminho dado foi outro, mais longo, não tinha atentado para esse caminho. No mapa há interrupção do trecho de Paso Jama até a RN 12, quase 200km, já q de lá até SSJ dá 280. Como é o caminho nesse intervalo do mapa? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Michel Silva, blz?
    Falha do Google, a estrada é excelente!.
    Paso de Jama é o nome da região na divisa do Chile com a Argentina. A aduana Argentina fica na divisa dos dois países, a Aduana do Chile fica na cidade de San Pedro de Atacama (+ ou - 150 kms) de distância da fronteira.
    Tem que dar saída nos papéis migratórios na Aduana em San Pedro de Atacama, senão quando chegar na divisa com a Argentina eles vão fazer você voltar mais 150 kms pra dar saída nos papéis no Chile. Cuidado, não esqueça!.

    Um abraço.
    Geraldinho

    ResponderExcluir