quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

12º dia - Machu Picchu - Peru



12º dia - 08/01/2013 – Machu Picchu

Km do dia................:         0
Km acumulados......:   4.349


Cuzco - (Vale Sagrado) - Machupicchu - Peru



Fomos deitar cedo no dia anterior pois deveríamos estar prontos para embarcar na VAN que nos apanharia na porta do hotel “La Villa Hermoza” de madrugada.

Pus o telefone para despertar às 5h00m da manhã para estarmos prontos às 6h00m da manhã. Como não lembrei que não havia mudado o horário do relógio do celular para o horário local (Peru), acabei acordando o Tairinho e o Leandro 2h00m da manhã pensando que já seriam 5h00m. Quando perceberam o erro deram muitas risadas e voltamos para o quarto para dormir mais um pouco, foi hilário!.

Às 5h30m da manhã já estávamos tomando o “desaiuno” – café da manhã que o atendente do hotel gentilmente nos serviu, mesmo tendo como o horário do café a partir das 6h00m da manhã.

Mais outra piada: Chegou ao hotel um micro-ônibus que veio apanhar um casal que também havia contratado o tour para Machu Picchu, o Marcão achando que já era o nosso transporte quando percebeu que o carro começou a se movimentar após ter entrado somente o casal, saiu correndo atrás para dizer que ainda não estávamos prontos, estávamos tomando café e o horário combinado seria às 6h00m. O motorista tentou explicar para o Marcão que não era aquele o nosso transporte, ele não entendeu e ficamos meio confusos pensando que tínhamos perdido a condução, daí a pouco, estacionou outra VAN, essa sim era a nossa condução para Ollantaytambo, mais ou menos duas horas de viagem para tomarmos o trem que nos levaria até Águas Calientes na base da Montanha onde está localizada a cidade de Machu Picchu. Rsrsrs

A viagem até Ollantaytambo de VAN já foi um espetáculo à parte, muitas comunidades e algumas pequenas cidades localizadas no Vale Sagrado, são muito charmosas e o vale todo é cercado de construções erguidas pelos Incas!.

Chegando a Ollantaytambo fomos direto para a estação do trem. Na sala de embarque era grande o movimento das mulheres peruanas que vendem seus artesanatos, chega a incomodar tamanha a insistência para adquirirmos seus produtos.

Ao embarcar no trem, já começa o deslumbramento, o Ferrocarril (como chamam o trem por aqui) com suas enormes janelas laterais e no teto, oferecem uma ampla visão de todo o percurso e o tempo todo vai singrando pelas margens do Rio Urubamba, como chamam nosso rio Amazonas por aqui. Nesta época é verão aqui, chove muito o rio estava caudaloso e com enormes corredeiras, impressionante.

Depois de uma hora e meia mais ou menos, chegamos à pequena cidade de Águas Calientes, onde outra VAN já nos aguardava para a subida à cidade de Machu Picchu.

A subida é outro espetáculo, uma estrada de terras não muito bem sinalizada sobe a montanha fazendo um verdadeiro zig-zag.

Na cidade de Machu Picchu, um guia também já nos aguardava para o início de nossa visita.

Machu Picchu merece ser visitada, é realmente impressionante as imagens que vão ficar gravadas nas retinas de nossos olhos para sempre!. Temos milhares de fotos de lá, produzidas por todas as nossas máquinas, mas nem uma transmite a sensação do que vivenciamos naquele local.

Após a visita, voltamos a descer a montanha na VAN que também já nos aguardava, o FERROCARRIL e por último outra VAN de Ollantaytambo até Cuzco.

Uma coisa que não ficou legal foi a VAN não estar nos esperando no local combinado, alguém do grupo procurou uma senhora que certamente comunicou  com a agência de viagens que autorizou um proprietário de VAN que estava na estação a nos trazer para Cuzco. O percurso não foi o mesmo, o motorista nos levou para uma estrada de terra que cruzava a todo o momento a linha do trem. Como já estava ficando tarde, todos nós ficamos apreensivos e pensando se aquele não seria um assalto, surreal!.

Mas ao final deu tudo certo e estamos instalados no hotel esperando o Farina resolver os problemas com a documentação que ficou no Brasil. Noutra oportunidade explico isso melhor.


Farina e Gilmar curtindo o visual de Machu Picchu

Senti uma energia legal neste lugar...

Leandro Compenetrado...

Marcão, Farina, Gilmar, Geraldinho, Marcus Heitor, Leandro, Tairinho...

Ao fundo as terraças  (curvas de nível) onde eram cultivado o alimento dos Incas, especialmente o milho --> sistema de Irrigação por 


Muitas perguntas sem respostas...

Geraldinho...

Farina...

Lá embaixo, o rio Urubamba (nosso Amazonas)









Harley na Oficina em Cuzco - não sabem trocar o óleo da moto...
Águas Calientes - aos pés de Machu Picchu

Chegando em Machu Picchu

Machu Picchu

Gilmar e Geraldinho...

Pai e filho...



Leandro...

Tairinho

Os expedicionários: Marcão, Farina, Gilmar, Geraldinho, Marcus Heitor, Leandro e Tairinho... 
Geraldinho...

Leandro...



Muita coragem!...

Nem tanta coragem...








Marcus Heitor...




Sistema de Irrigação perfeito!...






Marcão...
























Restaurante em Águas Calientes...

Machu Picchu - Águas Calientes...

Águas Calientes... 
Pachacuti foi quem mandou construir Machu Picchu --> Velha Montanha ou cidade perdida dos Incas...

Pachacuti...



Águas Calientes...

Águas Calientes





Nenhum comentário:

Postar um comentário