quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Km do dia................:      755
Km acumulados.......:   6.449

Abastecimentos:

Prime Ltda - PRIME - COPEC S.A.
Av. 11 de Septiembre, n.º 1732 - Iquique - Chile
Gasolina 97 octanas SP 18,08 lts à 815 = 14.735 pesos chilenos

SHELL TOCOPILLA - Estación de Servicio Lubrificantes Accesorios Repuestos Y Minimarket
Avda Costanera s/nº - Tocopilla
Gasolina V-power 97 11,337 lts x 841 = 9.534 pesos chilenos

Administradora de Estaciones de Servicios Serco Limitada
Gasolina 95 - Total: 10.200 pesos chilenos

Alimentação:

Prime Ltda - PRIME - COPEC S.A. (Conveniência)
Av. 11 de Septiembre, n.º 1732 - Iquique - Chile

Estación: Ruta 1
Categoria: Moto ---> Valor Peaje --> $ 400
www.autopistasdeantofagasta.ch.

Iquique - Chile à Calama Chile --> Passando por Antofagasta - Chile e a escultura símbolo do deserto de Atacama, a famosa - "Mano de Dios"!.

Tenho acordado cedo e com freqüência vou a cada quarto acordar o pessoal. Exatamente como aconteceu em Cuzco onde acordei o pessoal três horas mais cedo do que o programado, repetiu-se aqui em Iquique.

Acertei o relógio de pulso com o horário local (-1 hora) em relação ao horário brasileiro, só que não lembrei de mudar a hora do celular que estava uma hora de diferença, resultado: era para acordarmos às 5h00m da manhã, acordamos às 4h00m da manhã, o pessoal quando percebeu, ficaram furiosos comigo... mas passou, mesmo assim saímos de Iquique por volta das 6h00m da manhã.

Ainda estava escruto quando ganhos estrada, a Ruta n.01 – litoral do Pacífico.
Essa estrada por si só já é um pacote turístico à parte!... Simplesmente espetacular, a rodovia nos leva de Iquique à Antofagasta. O tempo todo com uma visão esplendorosa do Oceâno Pacífico, a estrada ao meio e à esquerda as montanhas do grande deserto. Maravilhoso!

Nesse trecho, paramos várias vezes para fazer fotos e abastecer as motos, paramos em Tocopilla para uma última abastecida e tocamos para Antofagasta, 16kms antes de Antofagasta, levei o grupo para conhecer a “La portada”, monumento natural nas águas do pacífico que tem a forma de uma Portal de Pedra. Todos gostaram do pequeno desvio que fizemos para conhecer tal monumento, tiramos algumas fotos e tocamos para Antofagasta para almoçar e em seguida rodar mais 90 kms (ida e volta) fora do trajeto para que o pessoal pudesse fotografar a escultura no meio do deserto, a famosa “Mano dek Desierto” que nada mais é do que uma escultura de concreto que tem a imgem de uma mão que sai do fundo das areias do deserto.

Mão do Deserto (Mano del Desierto, em espanhol) é uma escultura de uma mão localizada no Deserto de Atacama no Chile, a 75 km ao sul da cidade de Antofagasta, na Rodovia Pan-americana. Foi construída pelo escultor chileno Mario Irarrázabal e inaugurada em 1992. Localiza-se a uma altitude de 1100 metros acima do mar. A escultura recebe a visita de muitos turistas, por se localizar às margens da rodovia. (wikipedia)

Daí seguimos para Calama, cidade onde chegamos por volta das 21h00m, por mais que combinamos nas nossas reuniões da expedição em não viajar à noite, não teve jeito, pela terceira vez, rodamos à noite. Espero que não aconteça mais, além de ser perigoso, acabamos por perder a oportunidade de vislumbrar as paisagens mais inusitadas e diferentes do mundo.

Em Calama, cidade grande e “super cara”, enquanto eu e Leandro procurávamos hotéis, o resto da turma ficou em um bar nos esperando. Muito difícil encontrar algo que tivesse preços bons e estacionamento para as motos, rodamos muito até que encontramos um “hostal” com estacionamento, pensão simples e com preços super elevados, um dos mais caros da viagem. Já sabíamos que em Calama a vida é mesmo cara!.
Saímos à noite para comer algo e depois fomos dormir, pois estávamos bem cansados, o dia fui puxado, 750 kms de estrada num dia com muitas paradas não é fácil.

Também a título de informação para o leitor, em Chuquicamata - (redores de Calama - cerca de 19 kms desde o centro de Calama, sentido norte) está a Maior mina de cobre a céu aberto do mundo! Não pudemos fazer a visita por dois motivos:

1. Tem horários pré-estabelecidos para visitação;
  2. Teríamos que ter agendado com antecedência e devido ao horário que chegamos (noite) não foi possível;

Chuquicamata ou somente Chuqui é uma das maiores e mais famosas minas a céu aberto do mundo, sendo considerada a maior mina do Chile. Está localizada a 215 km ao norte de Antofagasta e 1.240 km de Santiago.
Durante muitos anos esta foi considerada a maior mina de exploração do mundo em produção anual, mas recentemente foi superada pela Mina Escondida. Todavia, Chuqui permance como a maior em produção total e tamanho totalizando 29 milhões de toneladas de cobre em 2007.
Apesar de 90 anos de intensa exploração, esta ainda permance como um dos maiores reservatórios do planeta. Também é a maior mina do planeta com 4,3 km de comprimento, 3 km de extensão e 850 metros de profundidade, além de ser uma referência mundial na produção de Molibdênio.

Impacto na Economia

A Chuqui têm sido um fator importante da exportação chilena e ainda hoje continua representando 1/3 do comércio nacional já tendo sido responsável por 8% do PIB. A atual mina já foi local de exploração entre o Chile central e o Peru durante o período colonial.

(wikipédia)

Caminhão V-STROM - Oceâno Pacífico ao fundo - água gelada!

Da esquerda para a direita: O Pacífico, as motos, a estrada e as montanhas...

... essa paisagem nos acompanha por mais de 500 kms!...

Harley Davidson Dyna, do Gilmar...

BMW GS F800 do Marcus Heitor...

Suzuki DL-650 V-Strom do Geraldinho...

Yamaha Drag Star 650cc do Tairinho

Honda Falcon NX4 do Leandro...

Harley Davidson do Farina...

BMW GS F800 do Marcão...

... e os "Carabineros de Chile"...

Verificando bagagem das motos (aduana) --> não fomos parados pela polícia rodoviária em nenhum  dos países da expedição.

Túnel próximo a Tocopilla - Chile...

Gilmar, Tairinho e Farina à beira do precipício!...

Marcus Heitor e Gilmar (ao fundo a cidade de Tocopilla --> também  entre a cerra e o mar!...