sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

21º dia - San Pedro de Atacama



21º dia - 17/01/2013 – San Pedro de Atacama - Chile

Km do dia................:         0   
Km acumulados.......:   6.554

Abastecimentos:

COPEC - San Pedro de Atacama
Calle Toconao s/nº - San Pedro de Atacama - Chile
Total----------------> $ 10.737 pesos chilenos





Hoje foi um dia de descanso e contratar passeios. O Marcão e Marcus Heitor foram visitar GEISER’S Del Tatio, (esse passeio eu fiz quando da Aventura Atacama 2010) saíram do hotel por volta das 4h00m regressando por volta de meio dia, o resto da turma ficou fazendo hora e descansando no hotel. Às 16h00m eu, Tairinho, Leandro e Gilmar fomos fazer o passeio das Lagunas Sejar, Ojos Del Salado, e outras lagunas nas imediações.

Retornamos à San Pedro de Atacama por volta das 20h00m, acertamos o hotel  e fomos abastecer as motos.  Depois fui a um Centro de Chamadas ligar para a família e infelizmente já estavam fechados, comemos um sanduiche e voltamos para o hotel.

Chegando no hotel encontramos mais dois grupos de aventureiros, um de Goiânia, outro do Rio Grande do Sul, ontem também se hospedaram neste hotel um grupo de São Paulo... Os brasileiros estão viajando muito por estas bandas... e claro, de MOTO!.

Vamos ver se conseguimos dormir mais cedo para amanhã levantarmos bem dispostos pois o dia vai ser punk!...

O Deserto do Atacama é o mais árido e alto do mundo!

Atenção: Seco é diferente de Árido: --> Seco = menor precipitação de chuva e
Árido = baixa umidade 
Significa dizer que o Deserto é seco e muito alto, mas ao contrário do que muitos pensam existe água em lagos, rios e reservatórios. Alguns rios são formados pelo desgelo de altas montanhas. O rio Loa com uma extenção de 440 kms é o maior do Chile, abrangendo grande parte do deserto do Atacama. 

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, entre a fronteira com a Argentina, Bolivia e o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo.

Assim, quando se evaporam, as nuvens húmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante anos sem chuva. Conforme especialistas o Atacama detém o recorde mundial de 400 anos sem chuva (1571/1971).

Dá para dizer que o deserto fica acima das nuvens e esconde jazidas minerais e a maior reserva de cobre, lítio, nitrato e iodo do planeta. 

A altitudes que variam de 2.300 m a 6.893 m. No inverno (de junho a agosto), a temperatura varia de 9ºC a 24ºC, caindo para abaixo de zero nas madrugadas.

Milhões de anos de transformações geológicas deram origem a cordilheiras, vulcões, salares e lagoas que se misturam a um céu turquesa sem nuvens, salpicado de estrelas e a uma flora e uma fauna únicas. 

As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Por isso existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, um povoado com 4.969 habitantes a 2.443 m de altitude.

Porta de entrada para esse deserto. A pouco mais de uma hora de carro de Calama, cidade em que pousam os vôos regionais. Algumas rodovias e estradas cortam o deserto.


Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros.


Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.


Algumas das atrações mais visitadas no Atacama, são: Salar do Atacama, Vale da Lua, vale da Morte, Gêiseres do Tatio, Cordilheira do Sal, Salar de Tara, Termas de Puritana, Vulcão Licamcabur, Laguna Miscantis e muitos outras cordilheiras, vulcões, salares e lagoas, em meio a um céu azul-turquesa sem nuvens. (fonte: gigantesdomundo.blogspot.com.br)

Seu Zizi, continue lendo o blog, agora está bem atualizado. Faltam somente fotos. As fotos são mais difíceis de postá-las. A internet é muito lenta.


Sol escaldante do deserto de atacama.

Tairinho e Gilmar na Igreja de San Pedro de Atacama... 

O Forro da Igreja é feito com a madeira do cactus do deserto...

Pia batismal.

Oratório

Geraldinho e Tairinho 
Altar.

Eu que vos escreve.

Sino.

Ruas de San Pedro de Atacama, infestada de turistas brasileiros... neste caso, nós mesmo!.


Marcus Heitor e seu sósia.


Restaurante em San Pedro de Atacama, ótima comida.


... e nós fazendo nossa ceia.

decoração.


... e uma rústica lareira.







Nossos aposentos...



... e nossos adesivos na pousada.

Ruas de San Pedro de Atacama - Chile

Nosso quarto (tairinho descansando).

Jardins da pousada

Turista feliz!... rsrsrs

e o Salar do deserto de Atacama...

... num branco de doer os olhos...



... e uma fina camada de água sobre o sal...


Tairinho, Gilmar e Geraldinho

Espelho d'água sobre o salar de Atacama 
Geraldinho...

e os turistas...




Segundo o guia turístico, esses "ojos de salar", há mais ou menos 57 anos tinham pouco mais de 50cm de circunferência...



.... e hoje....

....desse tamanho cada um...

e mais de 60 metros de profundidade cada um deles...

e provavelmente daqui a uns 50 anos eles vão se unirem...









Laguna Cejar...

... muito salgada... 
















De tanta concentração de sal nesta laguna (Cejar)...

lhe proporciona "flotar" por horas sem ter que fazer qualquer movimento...





8 comentários:

  1. Estamos aqui acompanhando, divertindo com os fatos ocorridos e torcendo pra que nada de errado ocorra. Tenham sempre muita paciência, cuidado, atenção e prudência.

    GERALDO... o pessoal aqui do escritório está pedindo lembranças, tem um que pediu pra que quando você passar na argentina é pra trazer uma camisa do boca, outro pediu uma da seleção argentina e por incrível que pareça outro quer que você traga latinhas daí pra coleção dele... dá pra acreditar????

    Um forte abraço a todos!!!!!!

    GLALSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glalson, obrigado pelo comentário, estamos em Foz do Iguaçu, e a camisa da argentina vou comprar pra você quando chegar aí... quanto às latinhas, na moto elas amaciariam todas, mas vamos ver o que se pode fazer.

      Mas o Gilmar tem uma quantidade boa de latinhas, vamos levar para ele.

      Um abraço.
      Geraldinho

      Excluir
  2. Geraldinho, sou sobrinho do Gilmar e moro em Brasília. Fala pra ele que todos aqui em Brasília estamos acompanhando a viagem. Meu pai, Hermes, está mandando um abraço. Boa sorte para vocês.

    ResponderExcluir
  3. Tio Geraldinho

    Sou o tio Cássio do FOL.

    Estamos agurdando vocês passarem por Foz para aquele churrasquinho.

    Abraço e boa viagem tio.

    ResponderExcluir
  4. Geraldinho, é o FIEL... tudo bem por aí?

    Gostaria de um dia poder fazer uma viagem dessas, parabéns amigão.

    Já fiz a minha inscrição no Inter e agora estou aguardando você para definir como iremos.. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tio Tairinho e Leandro, fiquem FIRMES aí na viagem ! Ta acabando...
    Acompanho o blog todos os dias..
    Bom resto de aventura!
    Abraços, Clênio Júnior

    ResponderExcluir
  6. Geraldinho, fala para o Gilmar que estamos mandando um abração pelo aniversário hoje. Assim que ele chegar bebemos a cerveja juntos.
    Zé Murrinha e Inês

    ResponderExcluir