quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

9 dia - PMaldonado-->Marcapata

9º dia - 05/01/2013 - Puerto Maldonado à Marcapata - Peru

Km do dia................:     302
Km acumulados......:   4.198

Combistível:

Grifo San Martin

Av. Ernesto Rivero, 442 - Puerto Maldonado - Peru
Teléfono: 082571052
Gasolina 84 - 3.4 galon -  $/10,00 soles = 34,00.
1 galão = 3.7854118 lts -
Total em litros 12.870 lts.
A moeda peruana estava sendo trocada 1 por 1 = 1 real = a 1 soles.
Portanto: O litro de gasolina em Puerto Maldonado saiu a R$ 2,64 reais

Puerto Maldonado à Marcapata - Peru

Senhor Zizi, estamos sabendo que o senhor sempre acessa o blog a procura de notícias, prometo que vou continuar a me esforçar para mantê-lo atualizado.

Em Puerto Maldonado, hospedamos no Hotel Don Carlos, bom preço, não serve café da manhã e qualidade razoável, mas recomendo pela simpatia dos administradores.

Saímos para fazer nossas ligações para casa de um telefone público, vez que não habilitei o hoamig internacional, tentei várias vezes sem sucesso, essas operadoras de celular são todas uma M(*&¨%$.

Puerto Maldonado é uma cidade relativamente grande e uma característica do lugar é a quantidade de (motokar – triciclo coberto, parece uma charrete), eles os chamam de “tuc-tuc”. Esses veículos são taxi’s, transportam mercadorias e servem para quase tudo, incrível como é atrapalhado o trânsito, mas flui bem, eles andam muito devagar.
Os "tuc-tuc" e seus proprietários são regulamentados...

Tairinho e Leandro tomando um taxi (tuc-tuc)...

... e o Geraldinho também...

O trânsito parece ser bem desorganizado mas flui bem.

Bela avenida no centro da cidade...

Ao fundo a novíssima ponte sobre o Rio Madre de Dios...

Praça bem cuidada e bela.

Amplas avenidas...

Novamente a contragosto saímos muito tarde uma vez que tínhamos que fazer o seguro contra terceiros – SOAP aqui no Peru. Esse avançado da hora fez com que rodássemos à noite, o que é extremamente perigoso devido ao excesso de comunidades que margeiam a rodovia: são muitos quebra molas (Giba – se pronuncia xiba), muitos animais: cachorro, gato, galinha, cavalo etc...

Pegamos estrada boa. Após uns 130 km mais ou menos, depois de Puerto Maldonado começa a subida da pré-cordilheira, que é somente um aperitivo para o que nos aguardava para o dia seguinte. Não sei se disse aqui no blog, moto não paga pedágio nesta rodovia, isso é muito bom. Rsrsrs

Motos na sombra...

... enquanto almoçávamos!...

Menu do dia.

"Tomar bebidas alcohólicas en exceso es danino"

Lendro fumando ...
Rodamos de uma hora a uma hora e meia à noite nos últimos quilômetros de Marcapata, local com alto índice de “derrumbres” – deslizamentos. Passamos por vários córregos que cruzam a rodovia. Li muitos relatos sobre esse trecho e os cuidados que deveríamos ter, mas foi relativamente tranqüilo não fosse um “derrumbre” que quase impede a estrada totalmente. Passamos em meio a um barreiro que cobria toda a pista, o Leandro teve que descer da moto dele e me ajudar, senão iria cair naquele barreiro, parecia um sabão!.

Chegando a Marcapata, estacionamos as motos na Plaza de Armas, e fomos procurar hospedagem, o Leandro sai sem capacete para procurar hospedagem, pede um de nossos companheiros para “olhar” o capacete dele. Esqueceram por um minutinho e o capacete “evaporou” – desconfiamos de três peruanos de Ocongate que estavam por ali olhando as motos mas não sei.

Enquanto isso alguém de grupo vai pedir para estacionar as motos na frente da COMISARIA (polícia local) ao que recebe a gentileza da polícia em autorizar  guardar as motos dentro do quartel, levaram os bancos para fora para liberar espaço para as motos dentro do quartel, foi muito legal.

Encontramos um HOSTEL, uma pousadinha muito simples, do Sr. JOSÉ ANTÔNIO, escrevo esse nome com letras maiúsculas porque essa pessoa merece. Um homem simples e de uma alegria contagiante, nos recebeu muito bem por muito pouco dinheiro, pagamos nesta hospedagem uma “merreca”.

Antes de dormir o Sr. José Antônio foi buscar umas cervejas para nós, a CUSQUEÑA que tomamos na própria pousada. Experimentamos o Chá de coca e depois fomos dormir.

Tairinho, Geraldinho e Leandro...

Marcus Heitor e Geeraldinho...

Brasão da PNP - Polícia Nacional do Peru

Motos guardadas dentro da delegacia de polícia --> foram super simpáticos!

Brasão PNP.

Estacionamento mais seguro não há!...